Altimar Jr., Diretor Social da ACRO e nosso webmaster

 

Desde que a nova diretoria da Associação assumiu em 2016, não tem sido fácil. Ocorreram diversas reuniões com demais entidades brasileiras, reuniões internacionais com a FAI (Federação Aeronáutica Internacional), para o Brasil continuar competindo lá fora, resolução de burocracias internas e sem contar o “overhaul” completo na manutenção de nossos Super Decathlons, tudo isto conseguido em apenas 2 anos.

A ACRO está mais atuante do que nunca! Conseguimos estreitar laços importantes com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), onde mostramos toda a importância da acrobacia aérea no cenário aerodesportivo, tanto para instrução como para demonstrações aéreas, todo o esquema de segurança de vôo envolvido, todas as regras para a prática do esporte e sincronizando as principais exigências para a demonstração aérea no País.

Pontos muito importantes no trabalho em conjunto com nossos “irmãos fumaceiros” do famoso Esquadrão de Demonstração Aérea (carinhosamente apelidado de Esquadrilha da Fumaça), da Força Aérea Brasileira, onde, certamente juntos, teremos uma longa jornada para tornar o show aéreo no Brasil algo comercialmente viável. Tivemos participações através das edições do ASA BRASIL em 2016 e 2017 em São Paulo.

Fomos sempre muito bem recebidos pelos membros da CIVA-FAI, onde até recebemos o carinhoso apelido de ”Brazillian Boys’‘ ou seja, os garotos brasileiros, por sermos uma das delegações mais jovens dentre todos os países. Temos uma participação ativa na representação do Brasil, sempre atentos às novas regras de competição, às opiniões dos juízes dos campeonatos mundiais e estreitando os laços com as demais delegações acrobáticas dos demais países como França, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, Itália, Canadá, Russia entre outros, aprendendo como eles se organizam, como treinam, como julgam em uma competição e como se preparam para uma competição de alto nível. Certamente todos os ensinamentos muito em breve serão repassados à todos os demais integrantes ativos da ACRO, sejam alunos, pilotos ou diretores. Mesmo sem nenhum patrocínio, nossos Delegados CIVA-FAI, Jorge e Murilo, foram para Romênia e França nos anos 2016 e 2017 representar os pilotos de competição de Acrobacia Aérea Brasileiros.

Conhecemos o mundo do show aéreo norte-americano e sua forte entidade representativa, ICAS (International Council of Air Shows), onde atuam há mais de 50 anos organizando e regulamentando demonstrações aéreas nos EUA e Canadá. Os americanos vêem forte potencial no Brasil para a organização de grandes eventos com diversas atrações, potencializando como algo rentável. Desde sua criação no Brasil, a participação em eventos aéreos tem sido de forma desportiva pelos pilotos de acrobacia nacionais, sem uma conotação comercial. Mais uma vez a ACRO participou deste evento através do Murilo em Las Vegas (E.U.A.) em 2017.

Recebemos inúmeros convites para participação nos principais eventos aéreos brasileiros e competições. Infelizmente devido à manutenção de nossas aeronaves, não pudemos comparecer. As aeronaves não atendiam aos requisitos de manutenção e segurança de vôo e estão passando por uma revisão completa, atendendo a todas as exigências de segurança da ANAC. Assim que estiverem prontas voltaremos a cumprir com nossa missão de treinar, formar novos talentos na acrobacia aérea, promover a instituição, a acrobacia aérea e participar de competições aéreas, bem como dar continuidade aos campeonatos brasileiros de acrobacia aérea, afinal, foram 24 anos de campeonatos promovidos pela ACRO. O incentivo à acrobacia será maior do que nunca.

Voar, dar instrução, se apresentar em eventos e competir é a parte mais fácil. Difícil é reorganizar totalmente uma associação que é considerada a mais antiga e tradicional do Brasil, não tendo patrocínio algum, gastando do próprio bolso, muitas vezes deixando as próprias famílias de lado e se dedicando à manutenção de uma história. Aliás, um sonho, que nos foi concretizado nos anos oitenta pelo saudoso Coronel Braga, trazendo a oportunidade de entrada no mundo da acrobacia aérea a qualquer um que desejar e quiser treinar, mesmo não tendo sua própria aeronave.

Nosso site está sempre atualizado, temos diversas plataformas de comunicação, às vezes não conseguimos atender a todo mundo, mas lembrem-se que ainda não retornamos na parte aérea, mas em breve tal fato aqui será anunciado.

Uma grande novidade: agora temos tradução para nosso site em inglês, espanhol, francês e português!

Site ACRO Traduzido

Idiomas disponíveis para tradução automática: Inglês, Francês e Espanhol.

Este foi um pedido de nossos amigos acrobatas que nos acompanham das demais associações filiadas à FAI de outros paises. Todos os feitos da ACRO são documentados aqui, portando sintam-se a vontade de visitar o site e saber tudo sobre nossa associação e nossa história!

Falando nisso… Quem somos nós? Que histórias temos? Por onde voamos?

Somos jovens amantes da acrobacia aérea, seja de competição ou demonstração, não somos famosos, tampouco precisamos ser, afinal somos constituídos de gente simples, que trabalha por apenas um ideal, a Acrobacia Aérea Brasileira. Mas se há alguma curiosidade sobre o time ACRO, sinta-se livre em perguntar-nos e responderemos com o maior prazer. Somos abertos para sugestões e pedidos, então não hesite em nos contatar.

Se você se identificou com tais ideais, está acompanhando todo o trabalho destes jovens aviadores e entusiastas documentados aqui no nosso site da ACRO, na página oficial do Facebook e nas redes sociais e quer se juntar a nós, seja munto bem vindo(a)! Aqui somos uma família, e logo estaremos presentes em todos os eventos por aí! Logo recadastraremos todos os associados, também! Aqui as novidades não param!

Ainda temos muito trabalho pela frente!

Saudações Acrobáticas!

ACRO Já!

ACRO_Atual