A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea participou da terceira edição do ASA Brasil – Agenda de Shows Aéreos, realizada na cidade de Casa Branca no interior de São Paulo nas instalações da Agrossol, uma das maiores empresas aeroagrícolas do país.

A presidente da CAB – Comissão de Aerodesporto Brasileira, a Sra Marina Kalousdian, encabeçou a edição deste ano e conseguiu apoio da Agrossol Aeroagrícola através do Comandante Arnaud ”Binho” Araújo para a realização na cidade da jaboticaba, Casa Branca, pouco mais de 2h de carro saíndo de São Paulo.

Em uma das edições mais marcantes da convenção, esta contou com diversos patrocinadores e apoiadores para o recebimento de diversos espectadores oriundos dos mais diversos meios militares, privados e do aerodesporto.

A ACRO se tornou patrocinadora exclusive do evento nesta edição, através do auxílio financeiro de um de seus associados, Jorge Rodrigues.

Para esta edição, o ASA contou com a presença ilustre de Erich Wolf, o diretor geral da Red Bull Air Race, que engrandeceu o evento efetuando a palestra sobre como ser uma cidade sede da RBAR e como funciona a famosa corrida aérea que já contou com a participação de 2 pilotos brasileiros.

erich

Da esquerda para direita Maestre, Jorge, Erich, Murilo e Altimar

 

 

A ACRO foi representada por 4 de seus associados, Jorge Rodrigues, Murilo Rovina, Altimar Junior e Francisco Maestre, muito bem recebidos e acolhidos tanto na cidade, quanto no evento.

ACRO Brasil

Da esquerda para direita, Maestre, Murilo, Jorge e Altimar

 

Durante 2 dias a ACRO participou através de uma palestra institucional, ministrada por Jorge, explicando como a associação poderá contribuir para o show aéreo e o ICAS Brasil – International Council of Air Shows Brazilian chapter.

É indiscutível a importância da ACRO estar presente neste evento, pois há anos, a associação segue formando os pilotos de acrobacia brasileiros e pilotos de show aéreo no país, agora, há o aumento da responsabilidade, pois teremos que trabalhar para manter o alto nível na formação e adequação das novas exigências para a demonstração aérea. Internamente já possuímos toda a doutrina e segurança de vôo para a formação nisto, agora é adequar-se à nova realidade, fomentando este mercado que virá, o show aéreo. Estou certo de que cada vez mais elevaremos o nível tal qual os demonstradores o fazem por aí fora e poderemos contribuir muito ao ICAS Brasil” – Jorge Rodrigues

Jorge recebendo o certificado de palestrante de Marina

Jorge recebendo o certificado de palestrante de Marina

 

A abertura do evento ficou por conta dos paraquedistas de elite do Exército Brasileiro ”Cometas”, que trouxeram a bandeira do Brasil e do Pelotão.  A equipe Skydive4Fun forneceu a aeronave e tripulação para a realização do salto.

Em um dos pontos altos do evento, o prefeito da cidade de Casa Branca, o Sr. Marco Cesar Aga, anunciou que cederá a concessão de um dos hangares do aeroporto municipal para a CAB e não medirá esforços para tornar a cidade um dos maiores polos do show aéreo e aerodesporto.

Da esquerda para direita, Sra Marina, Sr Marco e Comandante Arnaud

Da esquerda para direita, Sra Marina, Sr Marco e Comandante Arnaud

 

Ao decorrer de 2 dias houveram diversas palestras institucionais de diversas entidades além da ACRO como ANAC, CBA, Esquadrão de Demonstração Aérea, Força Aérea Brasileira, EJ, Kindlemann Air Sports, Esquadrilha Extreme e Red Bull Air Race.

Ao final do segundo dia foi criada a ICAS Brasil, entidade que trabalhará em prol do show aéreo no Brasil, tornando-o profissional, não mais de forma aerodesportiva como fôra feito durante todos estes anos, aos moldes dos Estados Unidos e Canadá.

Da esquerda para direita Maestre, Murilo, Kindlemann, Jorge e Altimar

Da esquerda para direita Maestre, Murilo, Kindlemann, Jorge e Altimar

 

Este conselho Internacional, terá como diretor geral o Sr. Francisco Lyra, atual comandante na aviação executiva e em seu currículo fôra presidente de grande eventos como IBAS – International Brazilian Air Show e LABACE – Latin American Business Aviation Conference and Exhibition, e agora contará com o apoio de diversas entidades e associações civis e militares com o ideal de tornar o show aéreo brasileiro, grandes eventos em um futuro próximo.

O encerramento ficou por conta da Esquadrilha da Fumaça, mentores do projeto ASA Brasil, que executaram passagens para abrilhantar ainda mais o evento.

Esquadrão de Demonstração Aérea – Força Aérea Brasileira

Esquadrão de Demonstração Aérea – Força Aérea Brasileira

 

A ACRO destaca a importância na participação deste evento ASA Brasil, e estar fazendo parte desta criação ICAS Brasil, pois desde meados da década de oitenta, vem formando os pilotos de acrobacia aérea e de show aéreo civís.

A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, possui importante representação brasileira no cenário da acrobacia aerodesportiva e internacional pela Federação Aeronáutica Internacional, e por até hoje carregar a bandeira do saudoso Coronel Braga, lendário piloto da Esquadrilha da Fumaça e um dos criadores da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, sendo seu primeiro presidente.

Braga sempre lutou pelo show aéreo brasileiro e pela integração do piloto civil e militar, legado mantido por todas as gerações que por aqui na ACRO passam, e em nome de toda a associação agradecemos mais uma oportunidade.

Por Jorge Rodrigues