O Esporte Acrobático

Na Aviação encontramos uma grande maioria que considera a Acrobacia Aérea como uma técnica de pilotagem altamente especializada e muitas vezes só para os mais talentosos. Entretanto os ‘’experts’’ no assunto não a consideram dessa forma, mas sim como a arte básica de voar elevada a um extremo lógico, aplicada a todas as atitudes de vôo e não somente a uma restrita margem de ângulo de ataque e inclinação.
Para muitos pilotos, não faz sentido realizar determinadas manobras ou até mesmo aprender a “sair” delas se a idéia principal é evitá-las. Seria como dirigir um carro sem saber como controlar uma derrapagem. Quase nunca acontece, mas quando acontecer…

Podemos então definir e dividir a acrobacia em duas áreas quase distintas: a primeira estaria no próprio ato da realização das manobras, o voar invertido, a subida vertical que causam diversão, prazer e satisfação. A segunda, onde a acrobacia é mais importante, é a perfeição na prevenção do desenvolvimento de situações perigosas como acidentes decorrentes de parafusos inadvertidos e atitudes anormais, provenientes de esteira de turbulência de aeronaves maiores, tesoura de vento, dentre outros fatores.

Certas habilidades se expandem rapidamente enquanto se aprende acrobacia aérea:

– Aumento na acuidade visual: o piloto pode ver mais rapidamente o que está acontecendo;
– Perda do medo de usar toda a deflexão dos comandos: o piloto não hesita em utilizar os comandos em sua totalidade para evitar ou sair de uma situação;
– Alerta constante da atitude: o piloto estará mais atendo em relação à atitude do avião;
– Alerta no limite do envelope: o piloto saberá como a aeronave se comporta quando ultrapassa o envelope normal de vôo, evitando assim estóis e parafusos acidentais;
– Reciclagem da tendência de puxar o manche sempre nas recuperações de atitudes: o piloto aprende primeiro a nivelar a aeronave e depois corrigir o vôo.

Os benefícios do treinamento acrobático são as mudanças que, em um primeiro momento não são percebidas, mas fornecem um grande incremento na habilidade e na segurança do piloto em seu vôo.

Você já sendo piloto, experimente um vôo acrobático com um instrutor e equipamento qualificados; além de muito divertido, o treinamento é um grande desafio pessoal!