thumb_arraiaareo

A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea participou do Arraiá Aéreo, primeiro evento aéreo idealizado pelo astronauta Marcos Pontes em comemoração ao aniversário de sua missão espacial.

Durante o domingo ensolarado na cidade de Bauru-SP, instrutores e alunos da ACRO expuseram a aeronave 8-KCAB Super Decathlon, e realizaram cerca de 3 demonstrações.

O público presente compareceu em peso ao longo do dia, a Polícia Militar estimou mais de 40 mil pessoas naquele aeródromo, e o dia transcorreu sem nenhum incidente.

As pessoas puderam conhecer um pouco mais sobre ciência e tecnologia, carros e motos antigos, sobre a história da aviação, sobre as forças armadas e sobre a aviação civil e militar.

Ao longo do dia, tiveram diversas atrações, além da exposição estática de aeronaves, carros e motos, e aeromodelismo, haviam também blindados do Exército Brasileiro, diversas estantes em exposição, praça de alimentação, música, tudo sob a narração do Vadico, locutor sempre presente nas maiores festas de aviação.

A Abertura do evento começou pela manhã com a operação da Força Aérea Brasileira e a aeronave C-95 Bandeirante do esquadrão Carajá fazendo o lançamento dos paraquedistas do Esquadrão Falcões.

Foram realizadas diversas passagens de aeronaves da Força Aérea, tais como A-29 Super Tucano, T-27 Tucano, T-25 Universal e a Marinha do Brasil também representou com a passagem do caça A-4 Skyhawk do Esquadrão Falcões do Mar.

O Exército Brasileiro por sua vez, expôs o helicóptero Pantera e a Polícia Militar expôs o helicóptero Esquilo, do grupamento Águia, o público presente pôde conhecer mais de perto a vida e as operações de nossos militares.

Na parte da aviação civil, outras aeronaves de acrobacia aérea tais como RV-7, RV-8, Extra 300L e um NA T-6 puderam riscar os céus de Bauru com fumaça, fazendo o público presente ficar ligado com as manobras radicais.

Dois pilotos da ACRO, Arnaldo Ferrari e Jorge Rodrigues se revezaram na aeronave 8-KCAB Super Decathlon para a demonstração aérea, enquanto diversos alunos interagiram com o público e a mídia local, sobre os cursos de acrobacia aérea, sobre a aeronave, como se tornar um piloto de acrobacia e como praticar este esporte.

Como o próprio astronauta Marcos Pontes disse, o evento foi um sucesso, ao fim do dia,  “Despertando Gerações” pode ser reescrito como “Despertamos Gerações”, isto podia ser visto no brilho do olhar das crianças, jovens e os adultos que não desgrudavam sequer um minuto os olhos do céu durante o evento, mais uma missão cumprida!

 

por Jorge Rodrigues