IMG_3948(Da esquerda para direita, Tenente Cocate, Altimar Junior, Major Daniel e Murilo Rovina)

A Associação Brasileira de Acrobacia compareceu ao Primeiro Seminário de Acrobacia e Show Aéreo realizado na Academia da Força Aérea no dia 21 de Julho. O evento foi criado pelos pilotos do Esquadrão de Demonstração Aérea da Força Aérea Brasileira, para pilotos, profissionais da aviação e demais interessados.

A ACRO foi representada por 2 diretores, o Diretor Social Altimar Junior e o Vice-Presidente Murilo Rovina, ambos trouxeram impressões de como foi o evento.

“Um dia muito proveitoso, fomos muito bem recebidos pelo pessoal do EDA. Impressionante estar no Ninho das Águias e participar de um evento como esse, pois sempre fui fã da Esquadrilha e hoje pude conhecê-los pessoalmente! Pudemos compartilhar experiências, estreitar os laços entre a aviação civil e militar e com certeza todos os conhecimentos adquiridos acrescentarão muito para o nosso treinamento de acrobacia e serão repassados à nova geração da ACRO. Primeiro evento de muitos que virão por aí.” – Altimar Junior

Durante o dia, diversas palestras foram ministradas, e assuntos como requisitos para a prática de Acrobacia e Demonstrações Aéreas no Brasil e no Exterior, O Show Aéreo no Brasil, Habilitações e Acrobacia Aérea de Competição foram abordados. Além da ACRO, diversos pilotos de acrobacia, membros da ANAC e escolas de aviação também estiveram presentes.

“Todo o conteúdo apresentado é extremamente válido, a ser aplicado e estudado diariamente, na prática de acrobacia. Muitas mudanças ainda acontecerão no cenário da acrobacia aérea brasileira e esperamos estar prontos para todas as adversidades decorrentes disso. Aumentando o nível do treinamento dos pilotos, o nível das apresentações e competições aéreas, bem como o incentivo e realização de mais eventos aéreos, podemos melhorar o desempenho da acrobacia aérea brasileira perante o país e a nível internacional, também. Obviamente, sempre prezando pela qualidade e segurança de voo, realização correta dos procedimentos e respeito aos limites pessoais e da máquina. Um fator que foi abordado nas palestras e precisa ser constantemente abordado e revisto antes dos voos, é o ego. Infelizmente, muitos dos acidentes em shows aéreos ou prática desportiva ocorrem, quando não por falha da máquina, por excesso de confiança por parte dos pilotos. O trabalho de todos da acrobacia, inclusive o da ACRO, é de combater os fatores negativos que podem causar acidentes e incentivar diariamente o estudo da acrobacia. Aumentando cada vez o conhecimento e cultura acrobática desportiva, disseminando entre os novos alunos que estão chegando e unindo conhecimento com a aviação militar, certamente teremos um dos melhores times representantes da acrobacia no Brasil. Vale ressaltar que, embora sejamos civis, nossa Associação fora fundada também por militares. Foi um enorme privilégio estar na Academia da Força Aérea, lugar onde se respira a aviação.” – Murilo Rovina

Mais uma vez em nome de todos da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, reiteramos os agradecimentos a todos os integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea pelo convite da ACRO, em especial ao Major Daniel que organizou e formalizou nosso convite, à Tenente Cocate, relações públicas do Esquadrão e aos nossos diretores representantes neste evento. Todos os participantes foram agraciados com os certificados de participação e lembranças assinados pelo pessoal da Esquadrilha da Fumaça.

Logo_ACRO_5