O primeiro treinamento da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea em 2016, ocorreu durante o mês de maio, este demorou a acontecer, devido às atividades burocráticas internas tais como, troca de diretoria, revisão das aeronaves Super Decathlon, entre outras.

O Treinamento ocorreu nas proximidades de Caçapava-SP com uma aeronave particular modelo Bellanca Citabria de um de nossos alunos, Ronie Florez, onde este recebeu a ACRO em sua casa para efetuar o primeiro teste de 2016 na sequencia conhecida Básica.

”Um desafio a mais para o piloto, visto que a aeronave Citabria possui diferenças significativas da nossa aeronave Super Decathlon da ACRO. A diferença no perfil da asa e menor motorização a tornam muito mais trabalhosa no aspecto de pilotagem durante as manobras, exigindo muito mais do piloto para a realização da sequência, porém há o seu lado benéfico, pois quando se aprende em uma aeronave mais difícil, no momento que se transfere para uma aeronave a onde a pilotagem é mais tranquila, torna o fácil cada vez mais fácil durante seu treinamento.” - Jorge Rodrigues

Briefing

O dia começou parcialmente nublado com vento moderado, mas com a proximidade do meio dia, o tempo abriu e o vento abrandou-se, tornando o clima propício para o treinamento.

Foi realizado um briefing¹ com cerca de 3 vôos ao decorrer do dia e um debriefing² onde puderam ser testadas as manobras e adaptadas ao tipo de equipamento. O treinamento fora realizado com sucesso, de fato, muitas melhorias e muitos ajustes ainda necessitam ser feitos durante a sequência Básica, mas tudo dentro do previsto, afinal, ocorrerão muitos treinos ao decorrer do ano.

Briefing 2

”Realmente a aeronave Citabria é bem mais difícil, tem o comando um pouco mais pesado, roll mais lento e mais trabalhosa pelo comando contínuo da manete para se manter a RPM. Há a necessidade de redobrar a atenção e usar muito mais os pedais! Mesmo assim, o treino foi muito bom, sem sombra de dúvidas há muito para melhorar e evoluir, mas o mais importante foi ter conseguido realizar todas as manobras com segurança ao decorrer do treinamento!” – Murilo Rovina

DSCN0040

A aeronave Citabria, fabricada pela Bellanca, é a antecessora do Super Decathlon, que é fabricado pela American Champion. Visualmente ambas são muito parecidas, como nossos leitores podem verificar nas fotos do treinamento do ano passado onde participaram os 2 clássicos (que pode ser relembrado através do link: http://www.acrobrasil.com.br/primeiro-treino-de-acrobacia-aerea-de-2015/ ). Os pilotos sentem as diferenças em vôo, mas através de um treinamento contínuo, conseguem equalizar muitas vezes a desvantagem e se adaptar para a realização da sequência Básica mais perfeita possível, estando aptos para uma competição contra uma aeronave equivalente ou superior.

DSCN0039

DSCN0052

DSCN0095

DSCN0057

”O Dia foi fantástico, a expectativa era grande, ficamos apreensivos se o tempo iria abrir ou não, mas no final tudo transcorreu bem! Um dia de treino muito bom, os erros com certeza serão corrigidos com muito treinamento ao decorrer do ano, mas o mais importante sem dúvida é aprender mais a cada vôo e com a companhia e o incentivo dos amigos pilotos e instrutores” – Ronie Florez

DSCN0042

A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea agradece pela recepção e a todos os participantes do treino! Até o próximo treinamento!

¹briefing – Reunião Pré-vôo, para a explicação da missão.
²debriefing – Reunião Pós-Vôo, explanando todos os erros e acertos da missão.