ACRO 1

Neste último domingo a ACRO participou de um workshop com dois dos maiores pilotos, instrutores e construtores de aeronaves Pitts: o casal norte americano Steve Wolf e Kathy Hirtz. Ambos ministram cursos de acrobacia aérea básica e avançada e recuperação de manobras inadvertidas na escola Wing Over (www.wingoveraerobatics.com), localizada na Flórida, Estados Unidos. Foi o primeiro workshop da Associação com instrutores norte americanos de acrobacia aérea.

ACRO 5

Toda a equipe foi muito bem recebida nas dependências do hangar Aerobatic Club, no Condomínio Aeronáutico do Vale Eldorado interior de São Paulo. Durante a palestra, Steve contou sua história na aviação, seu início desde jovem, suas primeiras demonstrações aéreas nos Estados Unidos e seus principais projetos e modificações nas aeronaves Pitts.

 

 

Kathy, esposa de Steve, também nos contou sobre sua surpreendente história na aviação, suas primeiras demonstrações aéreas e sobre algumas de suas principais manobras no seu avançado set de demonstração.

Tópicos muito importantes foram abordados como a teoria de voo dos principais tipos de parafusos existentes, bem como sua recuperação, a definição das linhas de competição, Snap Rolls, Horizontal Rolls e manobras giroscópicas. A consciência situacional e o preparo físico e mental para o exercício de qualquer atividade acrobática também foi muito bem enfatizada. Tudo isso, sempre promovendo a segurança de voo, seja numa demonstração aérea, voo de instrução ou numa competição.

ACRO 6A instrução inicial dada nos Estados Unidos por eles, é realizada na aeronave Pitts S-2B. Steve nos destacou as diferenças entre as aeronaves de instrução Pitts S-2B e o Super Decathlon, enfatizando que devemos ter uma base sólida na acrobacia básica para a ascensão das categorias superiores de acrobacia aérea, pois todas as principais manobras avançadas possuem determinada derivação das manobras básicas.

 

 

Steve e Kathy não só demonstraram um enorme conhecimento e didática, como também deram um show de simpatia e alegria. Deixarão saudades e a esperança de um próximo encontro.

Confira mais fotos do evento:

Por Jorge Rodrigues
Revisão Eduardo Prjadko