ACRO_Atual

 

 


 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ACROBACIA AÉREA

 

Fundada em 9 de Janeiro de 1988, a Associação Brasileira de Acrobacia Aérea – ACRO teve como lema a padronização e instrução de Acrobacia Aérea no País. Pioneira em sua área de atuação, a ACRO formou diversos aviadores acrobatas desde sua fundação e continua a despertar paixões e manter os olhos dos entusiastas voltados aos céus em decorrência de suas constantes participações em eventos e campeonatos.

A instrução de Acrobacia Aérea existe no Brasil em aeroclubes e escolas de aviação, mas não constitui habilitação e não obriga o praticante a ser credenciado por nenhum órgão. Não obstante, a ACRO mantém alto padrão em suas práticas, utilizando aeronaves homologadas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), profissionais habilitados e experientes, cursos baseados em regras internacionais de Acrobacia e dentro dos parâmetros estabelecidos pelos Regulamentos Brasileiros de Aviação Civil e o CBAer (Código Brasileiro de Aeronáutica).

A ACRO faz parte da fundação da CAB (Comissão de Aerodesporto Brasileira) e mantém-se filiada desde então, visando atuar em conjunto com a mesma, a fim de parametrizar ao máximo a prática e a instrução de acrobacia, bem como a constante fomentação da prática e incentivo dos possíveis praticantes futuros.

Sendo a representante da Acrobacia Aérea no Brasil e filiada à CAB, que é reconhecida pela FAI (Federação Aeronáutica Internacional), a ACRO também representa o Brasil internacionalmente, por intermédio de seus Delegados de Acrobacia Aérea e se faz presente em eventos da CIVA-FAI (Comissão Internacional de Acrobacia Aérea), reuniões plenárias, campeonatos e outros acontecimentos. Os atletas brasileiros que aventam a possibilidade de competir em eventos internacionais, quebrar recordes ou realizarem demonstrações em nome do Brasil precisam estar submetidos à ACRO para serem qualificados a receber a Certificação Internacional, por meio da Carteira FAI.

A ACRO participa ativamente das decisões acerca do Aerodesporto no Brasil, juntamente com a ANAC, CAB e outras entidades praticantes de diferentes aerodesportos, incentivando as práticas saudáveis, responsáveis e padronizadas.

Embora a ACRO não regule todos os praticantes de Acrobacia Aérea no país, a Associação traz para si a responsabilidade de seus alunos durante os cursos, instrutores e associados ativos apenas, através de habilitações e autorizações internas, mediante a um sistema interno, endossado por profissionais qualificados e sob as regras de aviação geral.

A ACRO continuará a participar dos eventos que concernem à Acrobacia Aérea Brasileira e Mundial, bem como formará inúmeros futuros acrobatas e atletas enquanto existir.


 bolachas_acro