Após um período longo de pandemia mundial a ACRO Brasil retirou os calços, completou o óleo e com tanques cheios decolou para um ano de treinos, campeonatos e demonstrações aéreas intensas e por onde passou trouxe alegria e arrancou suspiros do público presente.

Seguindo os objetivos da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, realizamos demonstrações institucionais sem fins lucrativos promovendo o treinamento e aumentando a segurança de voo na aviação através de seus cursos, confira através do link de nosso site oficial https://www.acrobrasil.com.br/a-acro/objetivos/

Nossa jornada teve início no Arraiá aéreo na Cidade de Bauru-SP. Que nos dias 11 e 12 de junho de 2022 contou com mais de 20.000 pessoas para assistir aos shows aéreos.

Arraiá Aéreo – Bauru São Paulo

Esquerda para direita Jorge, Sil, Lissandre, Manhani, agachados Gustavo e João.
Foto: Tomaz/Musal

Nosso time se apresentou no sábado 11 de Junho com os pilotos e instrutores de voo da ACRO Gustavo Amaral e Jorge Rodrigues. 

Utilizando os equipamentos dois 8KCAB Super Decathlon PP-KDZ e PP-TZV, realizaram uma belíssima apresentação que já iniciou em solo, com o taxi e decolagem em ala das duas aeronaves, realizando passagens em ala e uma dispersão para que cada piloto de forma individual realizasse suas apresentações previamente ensaiadas.  

Olhos postos aos céus, o público não desgrudava das passagens baixas, loopings, voos invertidos entre outras no evento idealizado por nosso astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Academia da Força Aérea (AFA) – Pirassununga -SP

Lar da esquadrilha da fumaça no interior de São Paulo na cidade de Pirassununga, a Academia da Força Aérea Brasileira realizou seu tradicional Portões Abertos recebendo um público de aproximadamente 75.000 pessoas. Um palco gigantesco para as equipes acrobáticas, demostrar todo o seu treinamento e precisão na manobras para um público ligado a aviação. 

Com o Time ACRO não foi diferente, realizando uma chegada, pouso e taxi na ala. 

O time ACRO não se define somente aos pilotos, mas sim todo o apoio e preocupação com a equipe de solo em deixar tudo pronto e organizado para o voo propriamente dito, deixando tanto pilotos, como aviões prontos para o propósito final, o voo!

Um time extremante unido e dedicado ao bem estar e segurança de todos para que tudo ocorra da melhor forma possível.

A emoção da apresentação é sentida a cada minuto que antecede a demonstração, pilotos em seus aviões, revisando as manobras, focados no que foi treinado.  

Controle chama rádio para acionamento dos motores, coração dispara.

Acionados, prontos para taxi, inicia a apresentação da ACRO no maior palco aéreo do Brasil.

Realizando uma decolagem em ala os dois aviões ganham os céus para começar os 10 minutos de apresentação.  

Saindo da formação o primeiro a se apresentar o Piloto Gustavo Amaral comandando o PP-TZV (amarelo e azul) para dar sequência a sua apresentação seguido posteriormente pelo Jorge Rodrigues comandando o PP-KDZ (azul e branco). Os dois pilotos fizeram inúmeras passagens e manobrar onde o público ficou de boca aberta com a precisão e perícia dos seus pilotos. 

Não esqueçam de conferir os vídeos de nossas demonstrações institucionais em nossas redes sociais oficiais! https://www.instagram.com/acrobrasiloficial/ e ACRO Brasil – YouTube

O dia na academia foi bem intenso e incrível com demonstrações da Esquadrilha da fumaça, Escuadrilha halcones (Chile), Apresentação de Caças da FAB e Marinha do Brasil entre outras apresentação acrobáticas ao longo do dia.

A ACRO foi o único time civil que conseguiu um bate papo exclusivo com o time acrobático HALCONES da Força Aérea do Chile.

ACRO team e Halcones Foto: André Manhani

Para fechar um belíssimo Pôr-do-sol se fez presente na decolagem de nossas duas aeronaves fazendo a foto, uma digno cartão postal de um evento aéreo.

Fotos: André Manhani e Titolivio Oliveira

Portões Abertos da Base Aérea de Brasília.

Esquerda para Direita, Douglas, Carvalho e Gustavo Foto: André Manhani

No dia 18 de Setembro de 2022 a Base Aérea de Brasília realizou o seu tradicional portões abertos.  O convite para o evento para a ACRO uma grande conquista sendo um dos mais longos deslocamentos feitos pela equipe que temos como representando o Piloto Gustavo Amaral e o fotografo e cinegrafista André Manhani e como apoio de solo Douglas Dalpiaz e nossos amigos da São Carlos Aeroagricola.

Partindo de Mogi Mirim SP por volta das 7 da manhã a viagem a brasília teve um tempo de voo de aproximadamente 4 horas fazendo neste período duas paradas para abastecimento uma em Franca e outra em Catalã

Decolagem de catalão se deu até o aeroporto internacional de Brasília esse último trecho esta foi bem desgastante por conta do calor e da turbulência que castigou um pouco. Já na aproximação final o “Amarelinho” não fez feio à frente dos “grandões”, na espera um 737 da companhia Gol aguardava para ver o majestoso pouso do comandante Gustavo. 

Pista livre rumo ao Pátio da Base Aérea de Brasília que para nossa felicidade estávamos ao lado do Falcão do Mar, o A-4 Skykawk VF-1 da Marinha do Brasil.

Super Decathon e A-4 Skyhawk Foto: André Manhani

A recepção da nossa equipe pelo pessoal de apoio e graduados da Base Aérea foi de alto nível.  Frente aos aviões militares e caças o Super Decathon chamou a atenção de todos que estava presente no dia de nossa chegada.

Empurrando o “Deca” para o hangar de manutenção do 1º GTE onde foi autorizado a passar a noite, protegido dos ventos e chuvas.  Bagagens e equipamentos de apoio tirados do avião para deixar o mais preparado possível para o grande dia.

Amanhecer em Brasília um dos mais belos do Brasil, logo cedo já estamos no hangar para deixar o avião na posição correta do display de com honra novamente ao lado do A-4 da Marinha.

Com o avião na posição, é hora de curtir as demais apresentações até o momento do nosso time ganhar o palco e neste meio de tempo um convite ou melhor uma convocação por assim dizer, levar um dos voos o TC Carvalho, comandante do GTE para uma voo acrobático dentro do “Dequinha”.  Formalidades acertadas junto as autoridades do eventos e controle de trafego para uma janela de voo com o ilustre convidado. O momento é segurar a ansiedade da espera pelos voos.

Chegada a hora da primeira demonstração do dia, todo o apoio de solo para que nosso comandante Gustavo pudesse da melhor forma fazer seu voo de forma segura e eficiente como sempre o faz.  Autorização de acionamento dada, motor girando, taxi iniciado ao passar próximo ao público seguindo as diretrizes de taxi da coordenação do evento, aplausos e sinais com as mãos davam boa sorte ao nosso piloto.

Decolagem autorizada demonstração iniciada. Passagens baixas, loopings, tonneau (tunô), reversos voos invertidos, loopings invertidos tiravam gritos e sorrisos do público presente ao som da narração inconfundível do grande amigo VADICO que a cada nova figura no céu dava ênfase ao voo. 

Forma 20 minutos de suspiros e alegria do publico que ao retornar a pátio recebeu com gritos e aplausos nosso piloto que sem descanso já iniciou os preparativos para o próximo voo levando nosso ilustre convidado que já aguardava pela oportunidade.

Hora do voo, era nítida a emoção do Ten Cel Carvalho ao entrar no Super Decathon, memória dos primeiros voos no início de sua formação tomou conta.  Motor acionado, tudo pronto autorização de voo dada e Super “Deca” ganha os céus novamente para o que forma quase 30 minutos de um voo que tenho a certeza ficará guardado para sempre na memória do TC Carvalho. E essa é uma das atribuições da nossa equipe, proporcionar sempre ótimas lembranças sejam elas com a experiência em voo ou mesmo vendo do chão as evoluções dos aviões, são essas boas memórias que faz com que ACRO seja amada por onde passa e por todas as geração.

Durante todo o dia foram várias apresentações aéreas como, Esquadrilha Fox, F-5 do esquadrão Pampa, A-4 da Marinha do Brasil,  Air tractor dos Bombeiros de Brasília, Paraquedismo e fechando o dia a nossa Esquadrilha da Fumaça dando um show nos céus de Brasília com sua fumaça na cores da nossa bandeira.

Temos só a agradecer pela oportunidade de estar na Base Aérea de Brasília para esse grande show e esperamos voltar em breve.  A todos os responsáveis pelo evento e pela base aérea, nosso muito obrigado.

Operação Musal – Rio de Janeiro

Da Esquerda para Direita Gustavo, Marinelli, Lissandre, Jorge e Manhani
Foto: Davi Carneiro

Tradicionalmente em comemorações ao dia do aviador, a Base Aérea dos Afonsos e o Museu Aerospacial realizam seus portões abertos no Rio de Janeiro.

Cidade muito acolhedora, com seu público altamente entusiasmado e vibrante a cada manobra chegamos com 3 aeronaves, sendo 2 8KCAB apoiados por 1 RV9 para nosso segundo ano de participação neste evento.

A meteorologia não tão favorável às vésperas do evento, acarretou um pequeno atraso em nossa chegada, onde alternamos em Resende-RJ e fomos muito bem acolhidos pelo aeroclube local e pelo pessoal de paraquedismo.

A nossa chegada foi no dia do evento com as 3 aeronaves. O time contou com um organizacional forte, pois tínhamos que efetuar os abastecimentos em Jacarepaguá, aeródromo vizinho.

Realizamos as demonstrações no evento sob o calor forte do Rio de Janeiro dividindo o box com os amigos da Esquadrilha CEU e a Esquadrilha da Fumaça, para mais de 40.000 espectadores.

Em nome de todos os integrantes da associação sendo, alunos, pilotos, fotógrafos, mecânicos ou até mesmo entusiastas, agradecemos imensamente a receptividade em todos os eventos e esperamos em 2023 estar juntos em mais uma temporada!

Saudações Acrobáticas! ACRO! Brasil!

Texto por
André Manhani