Pilotos da ACRO e o público de São Lourenço-MG

Aconteceu de 25 de agosto a 04 de setembro de 2022, no Aeroporto Municipal de São Lourenço/MG, o 1º JAB – Jogos Aéreos Brasileiros, sob a organização e realização do CAB – Comitê Aerodesportivo do Brasil, representada pelo seu presidente Cel. Franco.

O JAB é uma competição multiesportiva de âmbito nacional, reunindo todas as modalidades organizadas e regulamentadas do Aerodesporto Brasileiro, reconhecidas pela FAI-Federação Aeronáutica Internacional. O propósito do JAB – Jogos Aéreos Brasileiros, é de se tornar uma tradição entre os maiores eventos esportivos do país, projetando, entrosando, motivando e atraindo novos simpatizantes para os Esportes Aéreos.

Trabalho da comissão de arbitragem das provas

E a ACRO – Associação Brasileira de Acrobacia Aérea como filiada ao CAB na modalidade Acrobacia Aérea, se fez presente na abertura do evento com apresentação de suas duas aeronaves Super Decathlon (PP-KDZ e PP-TZV) no comando respectivamente dos Cmte. Jorge Rodrigues e Cmte. Gustavo Amaral, juntamente com apresentações da Esquadrilha Fox e Monica Edo com seu T6.

Gustavo Amaral liderando a equipe ACRO durante as competições

No final de semana de 02 a 04 de setembro, a ACRO com uma grande parte de seus atletas, promoveram seu Torneio de Acrobacias, com competições de duas categorias, a Free Style 1000 ft e a Free Style 1500 ft.

Pódium categoria 1500ft terceiro Igor, segundo Solano, primeiro Alisson

Pódium categoria 1000ft terceiro Elisio, segundo Marinelli, primeiro Prado

Os atletas realizaram seus vôos pelo período da manhã e tarde, no qual, a linha de arbitragem compostas pelos juízes André Costa, Alex Rezende e Otávio Portugal, observaram em detalhes, todas as sequências criadas e executadas pelos próprios competidores, julgadas conforme o Rule Book da IAC e pontuadas rigorosamente seguindo os critérios do torneio.

No domingo ao meio dia, ocorreu a premiação dos atletas, sagrando-se campeão da modalidade Free Style 1000 pés, o Cmte Gustavo Prado e na modalidade Free Style 1500 pés, o Cmte Allyson Ferreira. No período da tarde, foi a vez do show aéreo dos campeões Prado e Ferreira, finalizando com uma belíssima apresentação do Cmte Gustavo Amaral, que barbarizou a bordo do Super Decathlon Tango Zulu Victor demonstrando toda sua habilidade e levando o público ao delírio.

Medalhas recebidas pelos competidores e árbitros das provas do JAB

Além disso, o entrosamento e o espírito de equipe de todos os integrantes da ACRO, tomaram conta de todo o final de semana, proporcionando ao público presente e a toda população de São Lourenço, um evento memorável e que ficará para a história da Associação.

Premiação da arbitragem, da esquerda para direita árbitros André, Otávio e Alex, todos aeromodelistas

A ACRO Brasil, através de seu presidente, Sr. Jorge Rodrigues e toda sua equipe, parabeniza a iniciativa do CAB em proporcionar esse tipo de evento com foco em competição, motivando os talentos de cada modalidade a se apresentarem e mostrar o melhor dos esportes aéreos brasileiros. Que nas próximas edições, o evento possa ser cada vez maior, sempre com mais participações de atletas de todas as modalidades, para que possamos em um futuro próximo, exportar esses atletas para competições no exterior e representar o Brasil em sua modalidade e categoria de esporte.

Time ACRO reunido no JAB

Fotos: André Manhani e Erika Beux
Texto: Alex Rezende