As aeronaves presentes no início do 10º QAP. Foto de Murilo Rovina.

No dia 22 de Novembro de 2019 ocorreu na cidade de Piracicaba/SP a 10ª edição do QAP (Quartel Aberto ao Público) realizada no hangar da Base de Aviação da Polícia Militar de Piracicaba. O evento, já em seu décimo ano de realização, contou com a presença de aproximadamente mil pessoas, em sua maioria crianças de instituições sociais, seus professores, cuidadores, familiares e voluntários.

O evento é realizado todo ano desde 2009 e foi de ideia do Major da PM e Comandante da Base Edgard Marcos Gaspar.

O QAP tem como intuito aproximar da aviação as crianças, adolescentes e adultos com alguns tipos de deficiência. Algumas instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, Centro de Reabilitação de Piracicaba – CRP, Escola Passo a Passo, Avistar e Centro de Educação Especial João Guidotti estiveram presentes com seus alunos, professores e associados.

Todos os anos o QAP conta com diversas atividades para as crianças como dança, música, atrações culturais, palhaços, mágica, entrega de brinquedos e a tão esperada chegada do Papai Noel. Na parte externa do evento, fora do hangar, há a exposição da frota da PM e demonstrações acrobáticas.

Parte da frota da PM de Piracicaba. Foto de Murilo Rovina.

Esse é o primeiro ano que a ACRO participa do QAP. Para representar a Associação, seu Vice-Presidente Murilo Rovina esteve presente com o Super Decathlon PP-TZV e realizou evoluções acrobáticas para o público presente.

Por questões de logística, a aeronave foi trasladada dias antes do evento e ficou no hangar do Águia.

PP-TZV já em solo Piracicabano Foto de Murilo Rovina.

PP-TZV e o Águia realizando um treinamento de rapel. Foto de Murilo Rovina.

No dia do evento as demonstrações estavam previstas para logo após o almoço, mas o tempo estava instável e houve necessidade de postergar os voos para um pouco mais tarde. Assim que a chuva cessou, os voos aconteceram sem problema, para alegria dos presentes.

Foto de Adriana Schmidt.

Foto de Fábio Gerônimo.

Murilo em uma passagem. Foto de Fábio Gerônimo.

Uma geral do evento após a demonstração. Foto de Murilo Rovina.

A chegada do Papai Noel no caminhão do Corpo de Bombeiros de Piracicaba. Foto de Murilo Rovina.

O hangar que acolheu o 10º QAP. Foto de Murilo Rovina.

O Major Gaspar auxiliando na movimentação do PP-TZV para dentro do hangar após o evento. Foto de Fábio Gerônimo.

PP-TZV no hangar do Águia após o evento. Foto de Murilo Rovina.

No dia 05 de Dezembro houve uma solenidade e homenagem aos presentes no evento. Novamente a ACRO esteve presente e recebeu os agradecimentos.

O Major Gaspar discursando para os presentes. Foto de Murilo Rovina.

Murilo Rovina recebendo os agradecimentos do Águia. Foto de Fábio Gerônimo.

Alguns dos PMs do Águia e Murilo Rovina. Foto de Fábio Gerônimo.

Como retribuição, todos os PMs do Águia receberam um pin comemorativo da ACRO. A Associação foi convidada para o evento de 2020, o qual já confirmou presença!

Foto de Wagner Ferreira.

A ACRO agradece à Base de Aviação da PM de Piracicaba pelo excelente evento, pelo convite e por todo o acolhimento ao seu representante e aeronave. Até o ano que vem!

Por Murilo Rovina