A Importância do Campeonato no treinamento acrobático

A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea promove o Campeonato Brasileiro de Acrobacia Aérea a fim de estipular um ranking nacional e aprimorar o treinamento de seus pilotos, em 2018 completou-se ao longo de 24 anos, 24 edições de campeonatos realizados no Brasil em diversos estados.

A ACRO também participa de todos os eventos aéreos e de outras competições, sendo nacionais ou internacionais, a fim de promover a associação e a acrobacia aérea brasileira, incentivando o espírito de equipe e principalmente estimulando o espírito aerodesportivo no âmbito da acrobacia aérea.

Aqui na associação recebemos diversos alunos com objetivos distintos, seja na acrobacia de competição, show aéreo, para aprimorar a pilotagem ou apenas ”for fun”.

Todo o piloto de competição pode se tornar um piloto de demonstração aérea, mas nem todo piloto de demonstração aérea poderá se tornar um piloto de competição.

Esta frase acima é bem conhecida no meio acrobático, e com o tempo o leitor e os alunos que por aqui chegam vão entendendo o significado desta. É muito importante conhecermos a diferença entre competição e demonstração aérea para termos uma vida saudável neste esporte.

A competição estimula o piloto a ter noção de sequenciamento de manobras, ou seja, ele vai precisar ter noção de energia x altura durante o voo, e de posicionamento, sendo de manobras de esquerda para direita, central e direita para esquerda, afinal, o Box acrobático é um espaço limitado a onde são executadas as manobras. Assim, se a visualização é ideal para juízes, em uma exibição aérea, será também para o público.

Exemplo Aresti de sequenciamento e posicionamento

Exemplo Aresti de sequenciamento e posicionamento

A disciplina também é adquirida no ambiente de competição, pois o piloto começa a exigir mais a perfeição na execução de cada manobra, define a onde começa e a onde termina, voa sob rígidas regras internacionais, dentro de um box, aprende a ler um código aresti e a fazê-lo, com a finalidade de sempre decolar para executar uma sequência prevista e balanceada, jamais improvisada.

Exemplo Aresti manobra oito cubano

Exemplo Aresti manobra oito cubano

A demonstração aérea, conhecida também por show aéreo, geralmente é feita com uma low line mais baixa e com fumaça, portanto os conceitos de sequenciamento de manobras, posicionamento e até mesmo os procedimentos de emergência, devem estar bem definidos. Aos mais acostumados neste meio, percebem as diferenças entre as duas modalidades de vôo, onde na demonstração aérea a conservação de energia é o ponto chave, e na competição, a precisão.

A categoria Estilo livre 4 minutos, é uma categoria dentro de um campeonato de acrobacia aérea que pode ser considerada como introdutória ao show aéreo. Ali o piloto tem 4 minutos para expor sua sequência acrobática aos juízes sendo a única que pode usar fumaça e até musica, sendo a que mais impressionar a arbitragem considerando a harmonia e nível de dificuldade da demonstração, ganhará.

Exemplo de Demonstração Aérea

Exemplo de Demonstração Aérea

Por curiosidade aos leitores, uma das principais diferenças entre show aéreo e campeonato de precisão, é que para facilitar o julgamento dos juízes, não se usa fumaça durante a competição de precisão nas categorias Básica, Esporte, Intermediária, Avançada e Ilimitada.

Aqui também cultivamos o respeito por todas as modalidades e por todos os aviadores que fizeram a história da acrobacia aérea no brasil, graças a ACRO, por onde muitos destes passaram e se formaram, consolidou-se este esporte no país e será cultivado para diversas gerações. Os novos pilotos que aqui chegam, muitos, vieram contagiados pelo espírito acrobático disseminado nos shows aéreos pelo Brasil afora.

Assim caro leitor, seja você um entusiasta, piloto de acrobacia de competição ou de demonstração aérea, seja muito bem-vindo, aqui no site encontrará muita informação de como treinar e se aprimorar no mundo da acrobacia aérea bem como por onde voa a Associação Brasileira de Acrobacia Aérea.