SEDIE UMA ETAPA DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE ACROBACIA AÉREA
A ACRO, com a finalidade de difundir a acrobacia por todos os cantos do País e oficializar o Ranking Brasileiro, realiza anualmente três etapas de campeonatos. As etapas são realizadas em diferentes cidades, de acordo com o interesse dos Aeroclubes e Prefeituras locais, os quais desejam tê-las em suas dependências.O que é necessário fazer para sediar uma etapa?
Em primeiro lugar, um aeródromo homologado, com pista adequada e hangares para proteção das aeronaves competidoras com capacidade para pelo menos 15 delas.

Muito importante é ter o local para demarcação do box de acrobacia; uma área paralela à pista, desabitada, com 1000 m X 1000 m. Este local será demarcado no solo, com faixas de plástico ou cal, de forma provisória, mas sem restrição dos proprietários da área, caso não haja possibilidade para demarcação pelo menos haver um espaço desabitado com as medidas mais próximas disso possíveis próximo à pista para as aeronaves evoluírem em cima, assim evita problemas com vizinhos!

Com o local demarcado e aeronaves abrigadas, tem-se de pensar em hotéis para hospedagem, alimentação dos pilotos e equipes de apoio de terra, uma secretaria, sala de Briefing, material administrativo, pessoas disponíveis para colaborar no trabalho burocrático e o que é mais importante: ter muita disposição para que a etapa aconteça, pois teremos muito trabalho pela frente!

Porque é necessário disponibilizar hotel, transporte, alimentação e combustível para os pilotos e participantes?

A ACRO atualmente não possui patrocínio, portanto não temos autonomia suficiente para realizar as etapas sem uma infra-estrutura por parte da organização do evento, lembrando que temos um custo para a manutenção das aeronaves, do translado e para deslocar os pilotos para outra cidade durante geralmente 3 a 4 dias de evento. Para a realização dos Campeonatos a ACRO não efetua cobrança, mas necessitamos da cota mínima de combustível para a realização com segurança da etapa e para o translado, estadia e alimentação para os pilotos nos dias de evento e transporte, visto que a maioria chega de avião e fica sem meios de deslocar em cidades desconhecidas.

Quantos pilotos e quantas aeronaves geralmente participam de um campeonato?

Seguindo os moldes das últimas etapas estamos lidando em média com 25 a 30 participantes entre pilotos competidores, juízes, starters, participantes da organização da etapa e de 6 a 10 aeronaves acrobáticas.

Como se entra em contato com a ACRO e se fecha uma etapa do Campeonato de Acrobacia?

Geralmente os primeiros contatos são via telefone ou e-mail disponibilizados aqui mesmo no site da ACRO, após avaliado e atendendo aos requisitos de Aeródromo e Infra-Estrutura (Combustível,Hotel,Alimentação e Transporte) é feito um contato direto pelo presidente da Associação com o organizador para a confirmação de evento e é enviado um contrato para ambas as partes fecharem um acordo formal, com determinada antecedência alguns diretores vão ao local do evento para avaliação final das condições e na data combinada chegam as aeronaves e participantes ao evento.

Posso realizar uma etapa do campeonato dentro da minha feira aeronáutica ou dentro de meu evento aéreo da minha cidade?

Sim, inclusive um dos melhores meios de se atrair uma grande concentração de aeronaves de acrobacia, pilotos e uma competição aérea dentro de um evento, pode se caracterizar como um atrativo a mais intercalado com as apresentações, desde que seja disposto um horário pré-estabelecido para a competição e que não interfira nas operações e ponha risco à segurança de voo.

Como é feita a segurança de vôo de um Campeonato de Acrobacia Aérea?

A ACRO prioriza a segurança de voo em todas as suas operações, as Aeronaves e equipamentos estão sempre passando por todas as rigorosas revisões previstas pela ANAC e fabricantes nas oficinas credenciadas, e estando sempre em condições absolutamente operacionais. É sempre previsto um Briefing de Segurança de voo para todos os envolvidos na operação, e lembrando que todos os pilotos no ato de sua inscrição estão com todos os seus documentos em dia perante a ANAC e aptos ao exercício de sua função.

A ACRO disponibiliza integrantes para entrevistas e contato com a mídia para ajudar na divulgação do evento?

Como nas etapas anteriores, pilotos e participantes foram entrevistados por emissoras de televisão locais, jornais e rádios, com a finalidade de divulgação da participação da ACRO no evento aeronáutico da cidade, também agradecendo à oportunidade de divulgar a acrobacia aérea pelo Brasil através de seus organizadores locais.

A Falta de patrocínio fixo atrapalha e reduz o calendário de atividades da Associação?

Certamente, devido à falta de patrocínio fixo temos um orçamento reduzido para a manutenção ou aquisição de novos equipamentos e durante os deslocamentos, por isso é exigida uma infra-estrutura mínima para realização das etapas, a organização interna é feita de forma voluntária, e é através de muito trabalho e dedicação que conseguimos manter a Associação Brasileira de Acrobacia Aérea sempre ativa.

Quais as vantagens de ser um patrocinador da ACRO?

A ACRO se disponibiliza para a mídia local, reportagens e entrevistas, certamente a acrobacia aérea sendo uma das principais atrações em qualquer evento, um suposto patrocinador apoiando a ACRO ficaria totalmente evidente com sua marca exposta, exclusiva e conjunta em todas operações acrobáticas em todos os cenários de eventos aeronáuticos do Brasil.

Sendo divulgada por uma Associação tradicional fundada por ex-militares da Força Aérea Brasileira e lendas do show aéreo nacional formando e treinando pilotos de acrobacia aérea de todo o país, contribuindo para o aumento do nível do treinamento da pilotagem e sua segurança de voo.

Maiores informações, favor entrar em contato conosco.

ACRO – Associação Brasileira de Acrobacia Aérea
Aeródromo Municipal de Tietê – SDET
e-mail: contato@acrobrasil.com.br
CNPJ nº 31.886.955/0001-11