Este ano por problemas logísticos e de escala nossos delegados-FAI Jorge Rodrigues e Murilo Rovina não puderam ir ao plenário CIVA-FAI 2018 realizado entre os dias 11 e 12 de novembro no hotel aeroporto Okęcie em Varsóvia, Polônia.

Através da diretora assistente de esportes a Senhorita Annick Hauser, Murilo Rovina conseguiu enviar uma procuração ”Proxy” indicando a representação brasileira ao delegado do Reino Unido, o Senhor Phil Massetti.

Delegado CIVA-FAI do Reino Unido, Phil Massetti

Delegado CIVA-FAI do Reino Unido, Phil Massetti

A delegação brasileira não foi a única impossibilitada ao comparecimento nesta edição, a delegação da Austrália foi representada pela Espanha, o Brasil foi representado pelo Reino Unido, a Irlanda pela República Tcheca, a Noruega pela Finlândia e a Suécia pela Alemanha.

Um minuto de silêncio tradicional fôra feito antes do início do plenário em memórias de entes FAI que se foram no período de 2017-2018:

  • Peter Wanschura, GER, 21/11/2017
  • Hermann Liese, GER, 7/2/2018
  • Igor Turik, RUS, 24/7/2018
  • Mark Fullerton, USA, 8/8/2018

No início foi comentado sobre os valores das inscrições para o Campeonato Mundial de acrobacia aérea, WAC2019 destaque para a inscrição por time, 1800 Euros.

Alguns reportes sobre 2018 e previsões de 2019 a respeito de eventos programados, situação financeira e possíveis eventos a serem sediados, foram feitos pelo Presidente Nick Buckenhan e pelo diretor Alan Cassidy.

Informativos foram feitos sobre:

  • 21st FAI World Glider Aerobatic Championships e 9th FAI World Glider Advanced Aerobatic Championships 2018, (Zbraslavice, Czech Republic)
  • 13th FAI World Advanced Aerobatic Championships (Strejnic, Romania)
  • 21st FAI European Aerobatic Championships (Jindřichův Hradec, Czech Republic)
  • 29th FAI World Aerobatic Championships (Malelane, Republic of South Africa)

Informativos feitos como: organizacional, localização facilidades, arbitragem, regras e inscrições.

Eventos em 2019 foram anunciados como:

  • 22nd FAI World Glider Aerobatic Championships e the 10th FAI World Advanced Glider Aerobatic Championships 2019 (Deva, Romania)
  • 30th FAI World Aerobatic Championships 2019 (Châteauroux, France)
  • 23rd FAI World Glider Aerobatic Championships e o 11th FAI World Advanced Glider Aerobatic Championships 2020 (Terni, Italy)
  • 11th FAI European Advanced Aerobatic Championships 2019

Diversos aspectos organizacionais sobre eventos, regras, restrospectiva de eventos passados e novas regras a serem implementadas foram discutidas e postas em votação dentre todas as delegações, para o leitor da ACRO ficar ciente das principais novidades e para maior entendimento, colocamos apenas os tópicos mais importantes e gerais da reunião.

Posteriormente, o delegado da Espanha e piloto competidor, Castor Fantoba levantou algumas questões para apreciação dos demais delegados:

  1. Deve ser colocada acrobacia de planador nos jogos olímpicos?
  2. Tornar os componentes comerciais, um elemento relevante, queremos avançar para o desporto power estabelecido, com a potencial integração de equipas comerciais na estrutura da CIVA ou permanece apenas uma competição entre nações?
  3. Devemos criar um Ranking Mundial e Continental em Acrobacias Motorizadas, agora existentes no Planadores? Isso deve ser totalmente compatível com categorias intermediárias e avançadas.
  4. A plenária da CIVA considera importante aumentar o processo de tomada de decisão mais de uma vez por ano?
  5. Aprovamos o uso de uma plataforma eletrônica como método de consulta e aprovação entre as reuniões plenárias?
  6. Propostas estratégicas dessa natureza são relevantes para o Plenário e, portanto, devem ser votadas em Plenário?

Posteriormente seguiram as premiações, e as de 2018 foram:

  • Troféu de organizador de Campeonato Mundial (Nick BUCKENHAM)
  • Leon Biancotto Diploma (Nick BUCKENHAM)
  • Substituição do Troféu Strössenreuther (John GAILLARD)

Por fim, foram apresentadas as diretorias eleitas da CIVA, responsáveis pelas categorias POWER e GLIDER e a linha de arbitragem para as competições mundiais de 2019.

Mais uma vez a Associação Brasileira de Acrobacia Aérea agradece o apoio e a confiança de nossos associados para trabalharmos tanto nacionalmente quanto internacionalmente em prol da acrobacia aérea, seja de competição ou demonstração, e agradecemos também, ao nosso amigo Phil Massetti e a todos os nossos amigos da delegação da acrobacia aérea do Reino Unido que nos representaram prontamente nesta reunião, esperamos revê-los em 2019!

british

Todo o conteúdo aprendido é repassado anualmente aos nossos associados ACRO, que continuam seu treinamento acrobático para representar o Brasil nas competições mundiais de acrobacia aérea organizadas pela Federação Aeronáutica Internacional – FAI.

Por Jorge Rodrigues