A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea participou durante os dias 28 a 31 de Janeiro de 2021 de um treinamento voltado para competição com os times TUAREG AEROBATICS ACADEMY e VILLELA Air Sports na cidade de Bebedouro-SP.

Participantes do TC da esquerda para direita: Souza Ramos, Murilo Jorge, Villella Kandrotas, Jorge Rodrigues, Marcos Geraldi, Alex Rezende e Walter Ghafar – foto por Alex Manhani

Muito trabalho foi feito pela organização, desde obtenção de NOTAM para Box Acrobático, espaço destinado ao treinamento de acrobacia, organização e locomoção das aeronaves, pilotos e Staff da ACRO, resumindo Time ACRO, para a participação deste evento fechado. Tal evento fora fechado para evitar aglomerações, conforme recomendações das autoridades aeronáuticas e sanitárias para a correta realização deste. Certificamos de que todos os participantes não apresentavam sintomas ou doenças que desabonasse esta operação.

Notam concedido para a realização do box acrobático para o evento

A interação com os demais times foi inédito em nossa associação, pudemos aprender novas técnicas e nos atualizar. Certamente todo aprendizado será disseminado aos alunos que aqui chegam.

O Campeão da categoria avançada e vice campeão da categoria ilimitada, piloto de demonstração aérea e também instrutor de vôo, Marcos Geraldi, líder do time de acrobacia da TUAREG, liderou este treinamento, também conhecido como ‘’Training Camp’’, e conta aos leitores da ACRO como foi.

‘’Em que pese todos os desafios para a execução de um training camp, pude ter a satisfação de conduzir um dos melhores e mais bem organizados treinamentos de acrobacia fora da base. Nada impediu que o PRIMEIRO ACRO TRAINING CAMP (e inédito) da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea fosse perfeito em todos os sentidos; e isso se deu por vários motivos: 

  1. A estrutura que a Villela Aero Sport ofereceu foi de primeira qualidade. Desde os hangares muito bem localizados e bem cuidados, material para estudos e alimentação dos pilotos, até um box acrobático bem sinalizado (como não visto antes até em campeonatos nacionais)! O apoio logístico para condução dos pilotos em todas suas necessidades de locomoção também foi um fator de grande valia para uma ágil operação. Ou seja: tudo de que é preciso para um treinamento deste nível não faltou. 

  1. A iniciativa da Villela Aero Sport em trazer um fotógrafo/vídeo profissional (André Manhani) também foi fundamental para registro e posterior briefing dos voos executados. Realmente fez a diferença para o instrutor e alunos: foram gravações sem as quais teríamos muito mais trabalho para acertar os voos. 

  1. Outro aspeto importantíssimo nos treinamentos são as aeronaves (obviamente). Quanto a elas, importante ressaltar o excelente trabalho de manutenção e condução destes vetores – que são extremamente relevantes para a inserção de novos pilotos de acrobacia aérea e crescimento do esporte em nível nacional. Toda a diretoria da ACRO está de parabéns quanto a este quesito. Equipamentos bem cuidados e em estado de uso que nos deixaram a todos bastante confortáveis em termos de segurança de voo. 

  1. Por fim, e não menos importante, os pilotos. O time que se apresentou mostrou interesse, humildade, cordialidade, disciplina, respeito e muito profissionalismo nesse TC. O staff da ACRO que acompanhou o treinamento mostrou total capacidade e apoio em todos os níveis. São e foram profissionais em cada detalhe no que lhes competia. Parabéns!

Em resumo, pude perceber que temos todas as condições materiais e humanas para dar continuidade a estes que são muito importantes e necessários treinamentos, com o objetivo de fazer com que a acrobacia nacional cresça e seja difundida profissionalmente.’’

Marcos Geraldi – TUAREG

Marcos Geraldi ministrando as aulas teóricas aos pilotos ACRO e TUAREG foto por Alex Rezende

Alunos da esquerda para direita: Murilo (ACRO), Jorge (ACRO) e Walter (TUAREG) foto por Alex Rezende

Recursos audiovisuais capturados por Andre Manhani e utilizados durante a instrução

‘’Tive a grande oportunidade de participar deste treinamento como fotógrafo e apoio operacional, possibilitando a captação de lindas imagens, como também na preparação das aeronaves durante as diversas missões de treinamento acrobático. Foi um tempo precioso, para nosso aprendizado nas diversas manobras de acrobacia de precisão, momento em que pudemos entender que a acrobacia aérea requer dos pilotos, dedicação, concentração e muito prática para o cumprimento de diversas manobras durante o dia. Destaco também um ambiente de muita amizade e camaradagem entre instrutores e alunos assim como o espírito de corpo entre todos os envolvidos que contribuíram para o sucesso desta missão, e que sem eles não seria possível atingir todos os objetivos pelos quais nos comprometemos a cumprir. União verdadeira e compromisso com a aviação acrobática no Brasil. Até breve, amigos! Senta Pua!’’

Souza Ramos – ACRO

Encerramento do treinamento, aeronaves participantes passando pelo ‘’corredor sinalizado’’ – times ACRO e VILLELA – Foto por Souza Ramos

Em nome da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, agradecemos sem exceção a todos os envolvidos e que puderam disponibilizar em suas agendas, alguns dias para a participação desta operação. Desde a preparação das aeronaves para o vôo, as aulas teóricas e práticas, suporte logístico, captura de imagens e vídeos, abastecimento e toda a coordenação, nosso muito obrigado.

Por Jorge Rodrigues