Saguão principal do Paris Las Vegas

Saguão principal do Paris Las Vegas

Durante o mês de dezembro, em Las Vegas/Nevada, Estados Unidos, ocorreu o 50º ICAS (International Council of Air Shows). A ACRO esteve presente em mais um evento que concerne à acrobacia aérea, desta vez de demonstração. As reuniões e palestras ocorreram no Hotel Paris Las Vegas, dos dias 3 a 6 de dezembro.

A ACRO foi representada por seu Vice-Presidente, Murilo Rovina Ferreira. Também acompanharam a ACRO no evento a Esquadrilha da Fumaça com seu líder, o Tenente Coronel Líbero Onoda Luiz Caldas e o #5 Major José Pimentel Neto, Carlos Edo e Monica Edo, da Extreme Demonstrações Aéreas, Francisco Lyra da C-Fly Aviation, Lucas Delcaro da Esquadrilha EJ e Marcus Ramos, diretor da ANAC.

O grupo ICAS Brazil

O grupo ICAS Brazil

A Convenção contou com diversas palestras e cursos concomitantes acerca de assuntos voltados à Acrobacia de Demonstração. Desde tópicos para organizadores, patrocinadores, profissionais relacionados à Acrobacia, Pilotos e entusiastas.

Houve uma abertura oficial, na qual se comemoraram as 50 edições do ICAS, onde foram exibidos vídeos e homenagens aos participantes e integrantes do Conselho. Dentre os vídeos que parabenizavam o ICAS pelos seus 50 anos, o EDA se fez presente também. O célebre piloto de demonstrações Sean D. Tucker realizou uma explanação sobre a importância da união de todos para um mesmo objetivo, o incentivo constante à Acrobacia e a motivação das crianças e jovens. Ele mostrou a preocupação dos americanos em continuarem a realizar os shows aéreos com segurança, boa execução e incentivo aos aspirantes a pilotos.

ICAS 2017 (4)

ICAS 2017 (5)

John Cudahy abrindo o evento oficialmente

John Cudahy abrindo o evento oficialmente

Sean D. Tucker em sua palestra

Sean D. Tucker em sua palestra

O grupo brasileiro se dividiu pelos eventos diferentes ao longo de todo o período e se fizeram presentes em várias palestras. Muitas delas foram voltadas para os organizadores de shows aéreos, visto que não apenas acrobacias constam nas festividades deles, mas também outras atrações aéreas, musicais, de solo, esportes, etc. Show aéreo lá é coisa séria, um mercado com muito patrocínio por trás.

ICAS 2017 (10) ICAS 2017 (11) ICAS 2017 (13)

Juntamente com as palestras, houve a feira em um dos salões, com barracas de expositores, demonstradores e organizadores dos shows aéreos, a fim de encontrarem patrocinadores, parceiros e novas ideias acerca da Acrobacia.

Em um dos dias de convenção, entre as palestras, o grupo brasileiro, sob a alcunha de ICAS Brazil, teve uma reunião com o presidente do ICAS, John Cudahy, com o intuito de entender melhor como funciona o Conselho e também avaliar a viabilidade da criação de uma entidade similar no Brasil ou aplicar as mesmas regras, sendo um branch do ICAS original.

A reunião foi muito frutífera, com várias propostas de ambas as partes. John elogiou a iniciativa dos brasileiros em fazerem o mesmo que eles começaram nos EUA há algum tempo. Inclusive, disse que o Brasil evoluiu rapidamente em relação a outros países que também quiseram utilizar os mesmos princípios do ICAS e vê um bom futuro para nós.

Já na exposição, onde os times de demonstração, pilotos independentes e empresas de organização das exibições puderam expor, o grupo brasileiro também passeou e fez mais contatos. Muitos dos pilotos se mostraram surpresos e felizes em ver o Brasil com intenção de entrar para o airshow business também, visto que há um enorme potencial.

Murilo Rovina e Sean Tucker

Murilo Rovina e Sean Tucker

Murilo Rovina e Mike Goulian

Murilo Rovina e Mike Goulian

Murilo Rovina, Melissa e Trent Burns

Murilo Rovina, Melissa e Trent Burns

Murilo Rovina e Rob Holland

Murilo Rovina e Rob Holland

Happy Hour após o término da Convenção

Happy Hour após o término da Convenção

Panorâmica do salão principal

Panorâmica do salão principal

Em breve o ICAS Brazil fará uma nova reunião para organizar as ideias, abrir espaço para sugestões e já tentar iniciar um processo de regularização das demonstrações aéreas no Brasil.

Fique atento ao site da ACRO para saber das novidades!

Saudações Acrobáticas!

ACRO_Atual