A ACRO recebeu o convite do Comitê Brasileiro de Acrobacia Aérea (CBA) para participar do VI Campeonato que foi realizado entre os dias 12 e 14 de julho na Academia da Força Aérea em Pirassununga/SP.

Campeonato CBA

Como a aeronave 8KCAB Super Decathlon PP-KDZ ficou pronta poucos dias antes do evento, a Associação correu contra o tempo em ajustes finais na aeronave e equipamentos para estar apta para a competição.

A Associação enviou um time para o campeonato contando com um piloto para a competição, um mecânico e um instrutor que poderia voar de safety pilot caso houvesse competidores não-associados para voarem no Super Decathlon da ACRO. Jorge, João e Murilo ficaram incumbidos de representar a Associação Brasileira de Acrobacia Aérea durante esta edição do Campeonato.

ACRO se deslocando para a AFA

O time chegou à Academia da Força Aérea dia 11 de Julho, foi muito bem recebido pelos organizadores do evento e pelos militares oficiais de ligação da AFA e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) também presente. A aeronave 8KCAB passou por inspeção documental e física e recebeu o selo de certificação para a competição. Posteriormente a equipe foi cadastrada para o torneio.

IMG_4231

A equipe da ACRO não teve tempo hábil para treinar suficientemente, devido ao pouco tempo entre a entrega da aeronave, regulagem e partida para a competição. Mas havia sim, condições seguras de voo e técnicas para participar do evento, visto que a ACRO o fez.

Durante o dia 11 houve um “open box”, que seria um treinamento já na localidade do Campeonato. O tempo foi dividido entre todos competidores para a ambientação no box acrobático a fim de treinar as sequências conhecidas “KNOWN”. Hora também de realizar um último cheque na aeronave e nos equipamentos, bem como decorar referências e posicionamento no box. A categoria inscrita pela ACRO para este campeonato seria a Primary (Básica).

A equipe da ACRO ficou hospedada dentro da própria Academia da Força Aérea no Hotel dos Oficiais, a poucas centenas de metros do local de voo. No ato de inscrição podiam ser escolhidos diversos locais dentro e fora da Base Aérea.

A narração da competição foi efetuada pelo locutor Vadico, sempre presente nos maiores eventos de aviação do País e diversos spotters garantiram as melhores imagens do evento.

Vadico Vadico

O acesso do público para assistir a competição era liberado, bastava o interessado se cadastrar no site do evento, e assim tinha o acesso liberado na portaria. Havia praça de alimentação e estrutura para os visitantes, competidores e voluntários. As aeronaves dos competidores ficavam guardadas no hangar do Esquadrão de Demonstração Aérea.

Durante os dias 12 e 13 seguiu-se a competição. Não houve vôos por demais competidores não-sócios e a necessidade de safety na aeronave da Associação. Murilo foi voluntário para assistente de arbitragem das categorias Primary (Básica) e Sportsman (Esporte).

Jorge pôde voar durante os dois dias os programas A e B na categoria Primary pontuando os dois dias com a segunda colocação.

O juiz chefe da competição, Fernando Paes de Barros O juiz chefe da competição, Fernando Paes de Barros

Não tivemos muito tempo para treinar, sabia desde o início que seria muito difícil, pois num campeonato como este sempre estão reunidos os melhores pilotos, e sabia também, que viriam muito bem treinados. Melhor do que qualquer resultado que viesse, ter a honra de voar no Ninho das Águias e prestigiar este Campeonato Nacional do pessoal do CBA, vindo a conhecê-los pessoalmente e fomentando o objetivo principal que é a acrobacia aérea, já sairíamos dali com a missão cumprida. Faremos sempre o melhor que puder. - Jorge Rodrigues

A premiação e o jantar de comemoração aconteceram no dia 14 à noite, dentro do hangar do EDA. Houve premiação com medalhas para os participantes voluntários e realizadores do evento.

Fernando Locatelli, presidente do CBA, abrindo a cerimônia de premiação Fernando Locatelli, presidente do CBA, abrindo a cerimônia de premiação

A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea agradece a oportunidade que foi cedida de poder competir neste VI Campeonato Nacional de Acrobacia Aérea CBA 2018. Um enorme aprendizado, espírito de competitividade e camaradagem reinaram em todos os dias de evento e esperamos revê-los em breve nos eventos aéreos e demais competições pelo Brasil!

KDZ em frente à antiga torre da AFA KDZ em frente à antiga torre da AFA

Saudações Acrobáticas!

Por Jorge Rodrigues

ACRO_Atual