A Associação Brasileira de Acrobacia Aérea – ACRO, participou da edição de 2019 do MUSAL Air Show, realizada no Museu Aerospacial da Base Aérea dos Afonsos no Rio de Janeiro nos dias 26 e 27 de outubro.

Mais um planejamento complicado, pois as condições metereológicas no eixo Rio-São Paulo ainda não estavam boas, mas conseguimos chegar com pelo menos uma das aeronaves da associação em Afonsos, a outra retornou a base Mogi Mirim.

 

Briefing e planejamento da missão ACRO – da esquerda para direita: Jorge, Hazor e Murilo

 

Durante a viagem, participaram os integrantes da ACRO, Francisco Maestre, Murilo Rovina, Hazor Passos e Jorge Rodrigues nas 2 aeronaves, a previsão de chegada seria na sexta-feira dia 25, 1 dia antes do evento, mas foi preciso alternar Bragança Paulista devido à metereologia.

 

Viagem da ACRO – Mogi Mirim – Base Aérea dos Afonsos

 

A ACRO agradece imensamente o carinho que foi recebida no aeroclube de Bragança, lá os pilotos forneceram alojamento e suporte aos integrantes da associação durante o pernoite.

 

Ponto de parada da ACRO – Aeroclube de Bragança Paulista

 

Logo ao nascer do sol, a tripulação composta por Jorge Rodrigues e Hazor Passos prosseguiu para Afonsos, e Murilo Rovina e Maestre retornaram para Mogi.

A chegada da ACRO no MUSAL foi dia 26 bem cedo, cerca de 07:30 da manhã, teria que ser exatamente neste horário pois os A-4 Skyhawk da Marinha chegariam as 08:00.

 

ACRO e a chegada da Esquadrilha da Fumaça no MUSAL

 

A ACRO pôde fazer 4 demonstrações institucionais, sendo 2 no sábado e 2 no domingo, sendo que domingo teríamos o privilégio de encerrar o evento ao pôr-do-sol com a última demonstração do dia.

Os integrantes da ACRO, Jorge e Hazor receberam um pedido especial de Jean, um atleta paralimpico e youtuber, que havia nos mandado uma mensagem e queria nos conhecer pessoalmente, não medimos esforços e conseguimos a autorização para passa-lo do lado operacional da grade de segurança e deixa-lo conhecer de perto o Super Decathlon da ACRO, portal de entrada da acrobacia aérea civil brasileira.

 

Da esquerda para a direita Hazor, Jean e Jorge

 

Domingo à noite, o Brigadeiro-do-ar Lebeis, recebeu todos os participantes do evento num debriefing/agradecimento, registrando que o evento fora um sucesso e mais de 77.000 espectadores puderam conferir o evento nos 2 dias!

 

Brigadeiro-do-ar Lebeis durante debriefing de encerramento de atividades no MUSAL

 

Mais uma vez a associação pôde cumprir sua missão de divulgar a acrobacia aérea civil, mostrar ao público como ingressar no mundo acrobático aerodesportivo e uma honra sem igual estar no MUSAL, lugar onde ”respira” a história da aviação e a eterna casa do fundador da ACRO, o saudoso Coronel Braga.

”Não medi esforços para estar presente naquele evento, sei que não seria importante apenas para mim, mas sim para a ACRO, que estaria na casa do Coronel Braga, onde tudo começou. Analisei cada oportunidade de bom tempo para decolar e quando vi uma brecha, assim o fiz. Sabia do peso, da responsabilidade e que seria a missão mais longínqua da nova geração da associação, missão cumprida.” – Jorge Rodrigues

 

Celebração de missão cumprida no retorno à base Mogi-Mirim

 

Em nome da ACRO, agradecimentos especiais ao Brigadeiro-do-ar Lebeis, Coronel Sarandi, Sub Gilson, Tomaz, Amanda e todos os integrantes do MUSAL que ajudaram os integrantes da associação durante estes 2 magníficos dias de evento.

 

Por Jorge Rodrigues